Biópsias e Punções

Como funciona?

Biópsias ou Punções orientadas por ultrassonografia ou tomografia computadorizada são procedimentos adicionais que auxiliam no esclarecimento e determinação de benignidade/malignidade de lesões.

Os exames são realizados através da introdução da agulha em direção à lesão, recolhendo-se material que, fixado em lâminas, é enviado para estudo das células (exame cito-patológico) e posterior diagnóstico. Habitualmente, as coletas de biópsia não apresentam complicações.

A biópsia aspirativa (também conhecida como punção aspirativa ou biópsia por agulha fina) é um método de diagnóstico que consiste em introduzir uma agulha (mais fina do que a utilizada para tirar sangue) em um nódulo. É utilizada frequentemente nos nódulos da tireoide, mamas, gânglios etc.

A punção aspirativa por agulha fina é um exame que através de estudo citológico pode ser de caráter indicativo para a benignidade/malignidade. É mais frequentemente realizado em mamas, tireoide e gânglios.

A biópsia de próstata transretal é a análise por fragmentos que são retirados através de uma agulha grossa e enviados para a análise citológica.

A Core biópsia de mama é uma punção aspirativa por agulha grossa. Neste exame colhe-se o fragmento do nódulo para análise histopatológica para verificar se benigno ou maligno.

Preparação para o exame

Biópsia de Próstata Guiada por US – é necessário que o paciente venha previamente até a clínica para retirar o preparo e o receituário para adquirir os medicamentos que devem ser ingeridos durante o procedimento.

Biópsia de mama/tireoide (PAAF) Guiada por US – o paciente deve trazer os exames anteriores relacionados com a região a ser estudada.

Biópsia hepática Guiada por TC – o paciente deverá apresentar exames anteriores para o médico avaliar a possibilidade de executar o procedimento. Em caso positivo, é necessário jejum total de 6 horas e trazer acompanhante.

Biópsia de mama (CORE BIOPSY) Guiada por US  – é necessário que a paciente venha até a clínica para agendar o seu exame.

Biópsia de pulmão ou transparietal Guiada por TC  Para a realização desse procedimento são necessários exames anteriores de imagem (radiografia ou tomografia de tórax) atualizados e jejum de 4 horas.

Exame realizado nas unidades de Palhoça, São José e Florianópolis