Densitometria Óssea

O exame

A Densitometria é, essencialmente, um método capaz de produzir uma análise computadorizada da quantidade de cálcio e outros minerais contidos nos ossos (densidade mineral óssea) com a finalidade de diagnosticar os níveis de osteoporose. Outra aplicação que vem se difundindo muito através deste método, é a medida do índice de massa corpórea, especialmente para pessoas que buscam melhorar seu condicionamento físico e atletas de alto rendimento.

Como funciona?

O paciente deitará sobre a mesa de exames e o profissional técnico realizará um posicionamento cuidadoso. Uma parte do equipamento deslizará sobre o paciente fazendo uma leitura do seu corpo ou determinada parte dele. É um procedimento indolor e com doses de Raios X baixíssimas, tanto é que o operador permanece dentro da mesma sala sem necessidade do uso de equipamentos de proteção individual e sem risco à sua saúde.

Orientações básicas

No dia do exame, procure vestir roupas leves, desprovidas de quaisquer acessórios de metal (zíper, botões, etc.). Caso faça uso de comprimidos à base de cálcio, deve suspendê-lo no dia do exame. Não é necessário jejum.

Exames anteriores

Para esta modalidade, não há necessidade de trazer exames anteriores, uma vez que os dados do exame atual serão automaticamente comparados aos dos exames anteriores realizados na Clínica DMI que ficam armazenados no banco de dados do equipamento.

ATENÇÃO: O procedimento não poderá ser realizado caso o paciente tenha realizado algum exame radiológico com contraste. Se for o caso, deve ser observado um intervalo de 5 dias.

Tempo de exame

O procedimento dura cerca de 15 minutos.

Formulário de Consentimento

Antes do início do procedimento, a equipe de atendimento prestará informações ao paciente ou responsável, e demais informações pertinentes ao seu exame, atendendo a legislação vigente.

Neste momento o paciente deverá esclarecer todas as suas dúvidas antes de assinar os termos de consentimento.

Exame realizado nas unidades de Palhoça e São José