Mamografia

O Exame

É uma modalidade de diagnóstico por imagem que utiliza um equipamento de Raios X específico e dedicado a produzir radiografias das mamas. É o melhor método disponível para a detecção precoce de patologias das mamas e capaz de detectar alterações milimétricas.

Como funciona

Neste método, é necessário posicionar a mama num suporte especial onde é realizada uma compressão desta estrutura com a finalidade de espalhar melhor o tecido mamário, e assim, reduzir a dose de Raios X e permitir a melhor identificação de alterações. A compressão é rápida, o desconforto é tolerável e é absolutamente necessária para a realização do exame.

Orientações básicas

No dia do exame, procure utilizar roupas práticas e fáceis de vestir. É importante não usar desodorantes, cremes ou qualquer tipo de cosmético nas mamas e axilas. Recomenda-se realizar o exame logo após o período menstrual quando as mamas estão menos sensíveis.

Exames anteriores

Para que se possa estabelecer comparação entre os exames atuais e anteriores, a fim de demonstrar a evolução de eventuais alterações, é imprescindível que o paciente sempre traga os exames anteriores.

Tempo de exame

A duração desse exame varia de acordo com a estrutura da mama a ser examinada, mas com o avanço tecnológico, hoje já temos exames de alta qualidade sendo realizados em cerca de 15 minutos.

Observação:

Em razão das informações veiculadas recentemente na mídia, esclarecemos que o INCA – Instituto Nacional do Câncer, órgão responsável e norteador deste método de exame, não recomenda o uso de protetor de tireoide e, em alguns casos, esse protetor pode impedir a correta execução do exame.

Formulário de Consentimento

Antes do início do procedimento, a equipe de atendimento prestará informações ao paciente ou responsável, e demais informações pertinentes ao seu exame, atendendo a legislação vigente.
Neste momento o paciente deverá esclarecer todas as suas dúvidas antes de assinar os termos de consentimento.

Exame realizado na unidade de São José