Radiologia Digital

O exame

É o método mais antigo de se fazer diagnóstico por imagem. O mesmo utiliza a energia de Raios X e até hoje é o mais apreciado pelas mais diversas especialidades médicas, pois apesar de simples é capaz de identificar alterações milimétricas como fraturas e pequenos nódulos.

Como funciona?

Para realizar este exame, o operador posicionará o paciente conforme a região a ser examinada e fará a exposição utilizando a energia dos Raios X, que atravessa o corpo e precipita um componente do equipamento como se fosse uma tela, estas informações são então digitalizadas e transformadas em uma imagem.

Informações básicas

No dia do exame, procure utilizar roupas práticas e fáceis de vestir.

Exames anteriores

Para que se possa estabelecer comparação entre os exames atuais e anteriores, a fim de demonstrar a evolução de eventuais alterações, é imprescindível que os pacientes sempre tragam estes documentos.

Tempo de exame

A duração desse exame varia de acordo com a estrutura a ser examinada, mas com o avanço tecnológico, hoje já temos exames de alta qualidade sendo realizados em cerca de 5 minutos.

O que fazer antes do exame?

Não há nenhum preparo especial para o exame de Raio-X, mas algumas coisas simples devem ser lembradas:

Retirar todos os acessórios de metal (brincos, broches, anéis, correntes, piercings, pulseiras, etc.) da região a ser radiografada. Utilizar roupas confortáveis, sem botões, zíperes ou enfeites metálicos. Se for necessário, você usará um avental.

Se existe a possibilidade de estar grávida, não será permitida a realização do exame.

Formulário de Consentimento

Antes do início do procedimento, a equipe de atendimento prestará informações, ao paciente ou responsável, sobre o exame a ser realizado e demais informações pertinentes ao seu exame, atendendo a legislação vigente.

Neste momento o paciente deverá esclarecer todas as suas dúvidas antes de assinar os termos de consentimento.

Exame realizado na unidade de São José