Ressonância Magnética

O exame

O exame de Ressonância Magnética, na maioria dos casos, é considerado o método de diagnóstico por imagem mais eficaz na detecção e diferenciação de doenças e alterações anatômicas em nosso corpo, pois é capaz de produzir imagens de alta definição utilizando um conjunto de equipamentos com campo magnético e seus acessórios, além de modernos computadores e diversos aplicativos.

Como funciona?

O paciente é colocado no equipamento e sua posição dependerá da parte do corpo a ser examinada. É um exame tranquilo, indolor e em geral, não necessita da interação do paciente, basta apenas o mesmo permanecer imóvel durante o procedimento.

Orientações Básicas

Outras informações básicas e importantes, além de permanecer imóvel, são com relação ao ruído/barulho que o equipamento emite durante as aquisições de imagens e, para isso, sempre utilizamos protetores auriculares que tem o propósito de atenuar o barulho.

A temperatura da sala de exames necessita permanecer em torno de 20 graus Celsius, por isso disponibilizamos cobertores para que os pacientes possam se sentir mais confortáveis.

Exames anteriores

É muito importante trazer os exames anteriores, pois comparando o exame passado com o atual é que os médicos poderão informar se houve evolução.

Tempo de Exame

A duração desse exame varia de acordo com a estrutura a ser examinada, mas com o avanço tecnológico, hoje já temos exames de alta qualidade sendo realizados em menos de 15 minutos.

Formulário de Consentimento

Antes do início do procedimento, a equipe de atendimento prestará informações ao paciente ou responsável sobre o uso do meio de contraste, e demais informações pertinentes ao seu exame, atendendo a legislação vigente.

Neste momento o paciente deverá esclarecer todas as suas dúvidas antes de assinar os termos de consentimento.

Meio contraste?

Este medicamento é essencial para diferenciar um tecido sadio de um alterado e é utilizado principalmente, para o estudo de estruturas vasculares, sistema nervoso central e órgãos do tórax e abdome.

O meio de contraste mais utilizado nos exames de Ressonância Magnética é o Gadolínio, pois é considerado o mais seguro. Para a realização do exame também é exigido jejum mínimo de 3 horas caso for necessário a utilização deste medicamento.

Apesar de serem raras a reação do organismo ao agente do contraste, elas podem ocorrer. O índice de reações alérgicas graves provindos do uso deste medicamento ocorrem em menos de 0,0003%, conforme dados do Colégio Brasileiro de Radiologia, publicados no livro AVR – Assistência à Vida em Radiologia/2009.
A Clínica DMI conta com equipamentos e equipe multidisciplinar treinada para agir em ocasiões de reações adversas ao meio de contraste.

Informações de segurança para a realização do exame

É proibida a entrada na sala de exames de pessoas portadoras de marca-passo cardíaco, clipe de aneurisma cerebral que não seja compatível com o equipamento, próteses auditivas ou implantes auditivos e válvulas cardíacas metálicas.

É de extrema importância informar, na entrevista realizada com o técnico antes do exame, sobre a presença de próteses em seu corpo, pois elas podem interagir com o campo magnético.

Além das próteses, não é permitido entrar na sala de exame com materiais metálicos: o paciente deve remover todos os objetos (próteses móveis, anéis, relógio, prendedor de cabelo, óculos, celular, etc.). Será providenciado um local seguro para guardar seus pertences. Evite vir com maquiagem no dia do exame.

Caso você tenha alguns dos objetos ou próteses citadas acima, comunique a equipe de atendimento.

Exame realizado na unidade de São José