Tomografia Computadorizada

O Exame

A Tomografia Computadorizada é uma modalidade de diagnóstico por imagem que utiliza um tubo de Raios X, detectores e um supercomputador para formar imagens.

Neste método, o conjunto tubo de Raios X/Detectores giram em torno do paciente para obter dados que formarão as imagens anatômicas. É muito importante a colaboração do paciente, no que diz respeito a permanecer imóvel durante o procedimento.

Como funciona?

O paciente é colocado no equipamento e sua posição dependerá da parte do corpo a ser examinada. É um exame tranquilo, indolor e em geral, não necessita da interação do paciente, basta o mesmo permanecer imóvel durante o procedimento.

Orientações básicas

O paciente deverá permanecer imóvel durante as aquisições de imagens.

A temperatura da sala de exames necessita permanecer em torno de 20 graus Celsius, por isso disponibilizamos cobertores para que os pacientes possam se sentir mais confortáveis.

Exames Anteriores

É muito importante trazer os exames anteriores, pois comparando o exame passado com o atual é que os médicos poderão informar se houve evolução.

Tempo de exame

A duração desse exame varia de acordo com a estrutura a ser examinada, mas com o avanço tecnológico, hoje já temos exames de alta qualidade sendo realizados em menos de 10 minutos.

Meio de contraste

Este medicamento é essencial para diferenciar um tecido sadio de um alterado e é utilizado principalmente, para o estudo de estruturas vasculares, sistema nervoso central e órgãos do tórax e abdome.
O meio de contraste utilizado nos exames de Tomografia Computadorizada é produzido à base de Iodo, portanto é considerado uma medicação segura, em especial, o meio de contraste não iônico utilizado pela DMI. Para a realização do exame também é exigido jejum mínimo de 3 horas caso for necessário a utilização deste medicamento.

Em alguns casos, o paciente precisará ingerir meio de contraste (diluído em água) para que o sistema gastrointestinal seja melhor estudado. A ingestão deverá ser feita num tempo aproximado de 1 hora antes do procedimento.
Apesar de serem raras a reação do organismo ao agente do contraste, elas podem ocorrer. O índice de reações alérgicas provindos desta medicação é de cerca de 0,04%, conforme dados do Colégio Brasileiro de Radiologia, publicados no livro AVR – Assistência à Vida em Radiologia/2009.

A Clínica DMI conta com equipamentos e equipe multidisciplinar treinada para agir em ocasiões de reações adversas ao meio de contraste.

Informações de segurança para a realização do exame
Somente será permitida a permanência de um paciente por vez dentro da sala. Quando extremamente necessário, o acompanhante poderá ficar na sala para auxiliar o paciente, desde que devidamente paramentado com os EPI’s (equipamentos de proteção individual) e autorizado pela equipe técnica.

Formulário de Consentimento

Antes do início do procedimento, a equipe de atendimento prestará informações ao paciente ou responsável sobre o uso do meio de contraste, e demais informações pertinentes ao seu exame, atendendo a legislação vigente.

Neste momento o paciente deverá esclarecer todas as suas dúvidas antes de assinar os termos de consentimento.

Exame realizado nas unidades de Palhoça, São José e Florianópolis