Ultrassonografia – Doppler Colorido

O exame

A Ecografia ou Ultrassonografia é, basicamente, uma modalidade de diagnóstico por imagem que utiliza o som para obter imagens e é um método que vem conquistando espaço e notoriedade por não utilizar radiação ionizante e ter eficácia comprovada para os mais diversos estudos anatômicos com alta definição, capacidade de análise e diagnóstico preciso.

Pode ser realizado exame de qualquer estrutura do corpo, bem como avaliar função de diversos órgãos e estruturas vasculares. Além disso, nesta modalidade podem ser obtidas imagens em 3D de alta qualidade e em 4D (movimento em tempo real).

É a melhor forma de se obter imagens do bebê antes do seu nascimento, monstrando seu rosto e demais partes do corpo em detalhes, inclusive o sexo, o que dependerá do posicionamento do bebê, e pode ser feita em qualquer fase da gestação e permite uma análise técnica extremamente confiável.

Como funciona?

O paciente é posicionado sobre a mesa de exames conforme orientação do médico e a parte a ser estudada deve estar descoberta para que o exame seja realizado. O médico utiliza um aparelho especial, chamado sonda ou transdutor, que desliza sobre a pele do paciente, produzindo imagens que podem ser salvas pelo executor do exame com um simples toque. Existem também sondas especiais para a realização de exames específicos, como o intracavitário, utilizados para procedimentos como próstata e pelve transvaginal.

Exames anteriores

Para que se possa estabelecer comparação entre os exames atuais e anteriores, a fim de demonstrar a evolução de eventuais alterações, é imprescindível que os pacientes sempre tragam estes documentos.

Orientações básicas

Para exames da região do Abdome, sempre é preconizado jejum de 8 horas e quando o estudo for da região da Pelve para melhor avaliação, a bexiga deverá estar cheia, portanto é necessário beber cerca de 8 copos de água.

Para os demais exames por este método, não há um preparo específico.
Em exames de gineco-obstetrícia é importante que a mãe do bebê esteja com o pré-natal em dia e saúde perfeita. A melhor fase da gestação para realizar o exame em 3D e 4D é entre a 26ª e a 32ª semanas, pois neste período o exame é capaz de demonstrar imagens mais próximas de como o bebê será ao nascer, pois a quantidade de líquidos é proporcionalmente boa e os movimentos fetais são amplos.

Tempo de exame

O procedimento varia conforme a estrutura e pode durar entre 10 a 30 minutos.

Formulário de Consentimento

Antes do início do procedimento, a equipe de atendimento prestará informações ao paciente ou responsável, e demais informações pertinentes ao seu exame, atendendo a legislação vigente.

Neste momento o paciente deverá esclarecer todas as suas dúvidas antes de assinar os termos de consentimento.

Exame realizado na unidade de São José